À Heath Ledger (Ennis
Del Mar ),
in memoriam.
O novo Éden configurado
sob a égide
do império moderno
contemporâneo nos
aponta para um
lugar no futuro
ou ulterior
ao presente . Todavia ,
ele se apresenta quando
ousamos olvidar a força
da natureza . Adão, antes
de possuir a capacidade
de discernimento , (gerador
do pecado original )
tinha o dom
de compreender as coisas
pela via do
simbólico, ou seja, ao experimentar
algo em
seu corpo
a sensação partia diretamente
em direção ao
espírito . Não
havia a intermediação da razão para legitimar se o sentido era verdadeiro ou falso . Ennis Del Mar
(Heath Ledger) e Jack Twist (Jake
Gyllenhaal)
ousaram invadir o solo
sagrado da montanha
Brokeback, i.é., seus corpos se tocaram com
avidez desmesurada
causando a chegada de Eros. A cada instante
de conluio a eroticidade oriunda dos toques
engendrava o pior de todos os sentimentos :
o amor . Com
força titânica ,
esse filho
de Eros inflamava seus corpos , preenchia suas
almas de deleite
na soturna cabana
da cumplicidade e trazia ao espírito a presença do absoluto . Entretanto ,
o Tempo não
lhes permitia permanecer
todo o tempo
juntos . Para cada distanciamento
e ausência a saudade
do absoluto se tornava algo de insuportável .
A megera indomável ,
a melancolia [2],
tomava assento em
suas vidas .
Mas Ang Lee não
se esquecera de trazer ao pico
da montanha a presença
de Euterpe[3] vestida com os trajes do country americano .
Em 2005, o mundo
cinematográfico teve acesso a um dos
mais belos ,
singelos e harmoniosos
filmes sobre
o amor entre
dois homens
do diretor Ang Lee baseado
no conto de Annie Prouxl. Haja vista que filmes tais como Yossi &
Jagger (Delicada Relação ) de Eytan Fox ou
Les Nuits Fauves (Noites Felinas) de Ciryl Collard, tenham abordado essa
temática , contudo ,
o enfoque da melancolia ,
em Brokeback
Mountain , ultrapasse os demais
e se apresente muito original pelo fato de incluir a força da natureza
in loco .
Os demais estão contextualizados na esfera do urbano
moderno .
Nas interpretações simbólicas sobre
o que significa a montanha ,
esse protagonista
mor do filme ,
pode-se encontrar como
sendo o centro das manifestações
atmosféricas, encontro do céu e da terra , morada dos deuses ,
umbigo do mundo ,
meio de entrar
em relação
com a divindade
e que só
se deve acessá-la por intermédio de um
guia , i.é., um
iniciado em
mistérios sagrados .
Portanto , Brokeback é o lugar por excelência desse encontro
com a transcendência
do espírito humano
que , no filme ,
é desencadeado pela força
do amor . Mas ,
vale lembrar que os dois foram negligentes com
a chegada desse sentimento
vivido em
solo sagrado .
A aparição do urso
que fizera Ennis cair
do cavalo já
prenunciara a entrada deles no templo da natureza ,
reino de Dioniso, senhor
do tempo . Ou
seja, ambos libertaram o monstro das cavernas
de força primitiva .
Em resposta
a esse ultraje ,
o coiote prepara a oferenda
em nome
dos dois amantes
sacrificando uma ovelha e desviscerando-a.
O símbolo de despedaçamento
(diasparagmós) é visto na mitologia como um rito de passagem por excelência , principalmente
no mito de Dioniso. Isso
representa o momento em que o iniciado deve se despir e
se deixar fazer em partes para mais adiante se reunir de novo e atingir a compreensão do todo
a partir de sua
própria integridade .
O rio , contudo ,
separava aqueles cowboys do mundo
terrestre e do mundo
celeste . Havia algo ,
sim , entre
os dois que
impossibilitava esse encontro inseparável .
O desejo de permanecer
juntos era
grande demais ;
o abismo entre
eles precisava ser
ligado por uma ponte .
Mas a distância
era grande
demais : o visto
do pai de Ennis Del Mar
e de sua esposa
era como
o olho de Hera
que não
permitia a ilegitimidade de uma relação
daquela envergadura . Ela poderia , sem sombra de dúvida , por em ruínas o rancho da moralidade
familiar e social
numa cidade que
sobrevivia de enxertos formais .
A queda de Ennis Del Mar
do cavalo não
fora apenas
porque o urso
havia bramido e assustado as mulas , porém , seu urro
marcava a iniciação de um rito de passagem que
deveria ser anunciado brevemente
a sua confirmação .
A pancada na fronte
e o sangue tornam-se o selo desse momento .
Restava, contudo , que
o alce , símbolo
do crescimento e renascimento ,
mediador entre
o céu e a terra ,
da velocidade e do temor ,
da timidez e ousadia
trouxesse o temperamento melancólico
sofrido pelo mal
do amor - essa doença
incurável . Mesmo
que se pusessem todos
os ungüentos sobre
essa ferida ; que
se fumassem todos os charutos ; que
se bebessem todos os uísques da provisão do acampamento ; que
se ajoelhasse diante da montanha , tudo isso era ineficaz e de nada
adiantaria. A força de Eros aliada à força
de Brokeback suplantaria qualquer tentativa de neutralização daquela paixão
que já
nascera amor . Esse
filho da Fartura
e da Pobreza [4]
renascia em cada
sussurro no ouvido ,
em cada
abraço semi-apertado, em cada batimento cardíaco ,
em cada
respiração ofegante
e não mais
deixaria seus corpos
nem suas
almas . A única
salvação estaria na morte ! Mesmo
porque , muito
embora os deuses
se ponham indiferentes a qualquer tipo
de relação amorosa ,
seja homo ou hetero, eles não
perdoam a mediocridade perante o amor . Segundo eles , na cama , ou seja, num enlace
amoroso , não
existe mais sexo
como gênero ;
o que existe é o desejo
um pelo outro que se
realiza no prazer . Mas
isso tem um
preço , às vezes
impagável em vida . O quinhão
é a instalação da melancolia
até que
a morte se efetive. Ninguém
poderá sobreviver depois
de ter visto
o espectro da plenitude .
O lado obscuro ,
oriundo da tristeza
do amado e do amante ,
cresce a cada ano
e toma a forma
da insuportável ausência
do outro [5].
A montanha , assim
como a interioridade dos cowboys , transforma-se como
se anunciasse a chegada de uma tempestade . E chega !
A estética cinematográfica
de B. M. oscila entre a perfeita beleza dos picos da montanha
com as passagens
de mudança do tempo .
O céu torna-se enublado, sombrio e tenebroso inverno . Chega ,
inclusive , o frio
da desolação que
nem os corpos
podem fazer chegar o calor , mesmo que temporário .
Era anunciada a hora
da partida e com
ela a da separação .
Contudo , antes
da partida , Jack precisava demonstrar , nem que fosse por
uma última vez ,
como se laça
um touro indomável . Essa aparente
brincadeira , nas mãos
do diretor faz do filme ,
a partir desse momento ,
uma das chaves mais
importantes de abertura
de um novo roteiro dentro
do próprio filme .
A Queda do Éden
para a vida moral social . De
um lado ,
Ang Lee engendra elementos simbólicos como a luta dos
dois que faz sair sangue e se fixar em uma de suas roupas ; de
novo , a marca
com sangue
que selaria
para sempre o
amor de ambos .
De outro , a queda
adâmica em direção
ao mundo das contradições ,
das imperfeições , da hipocrisia , da solidão , da tristeza , da incompreensão ,
da ausência do outro .
A sensação de poder nunca mais rever Jack Twist faz
Ennis Del Mar , esse
amante incondicional ,
vomitar quando
houve a primeira separação .
Seu ventre
não suportava digerir
sozinho aquele
sentimento tão
pesado e, ao mesmo tempo ,
tão pleno .
Como iria suportar
dormir sem estar laçado pelos seus braços ; sem o sussurro
de palavras que
não se pode pronunciar ;
sem o sexo
quente nas próximas noites
frias de inverno .
Era preciso
retornar para sua nova Alma (Michelle
Williams), porém , sem corpo e sem espírito . Não haveria nenhuma esperança ,
mesmo porque
dois caras não poderiam, nem
por hipótese ,
viver juntos ,
seja na cidade ou
em um
rancho isolados.
Ao se pinçar
essa problemática entre
amado /amante ,
vale perceber o que Lévinas, em
seu ensaio
sobre a exterioridade ,
intitulada Totalidade e Infinito , assegura:
O ato fora consumado fazendo com
que Ennis Del Mar
perdesse o chão e, desnorteado, chorasse
as últimas lágrimas da dor do amor mais forte que Brokeback. Ambos
se reconciliam e se despedem. A morte anunciada de
Jack Twist é marcada pelo
olhar que não mais se
perde no horizonte da presença
de seu amor .
Dorme em pé
como um
cavalo . Aí
Ang Lee realiza uma das mais belas tomadas fotográficas de seu
filme : Ennis abraçar
o pescoço de Jack por
trás , tentando acorda-lo. Dessa vez não era para possuí-lo como um cavalo , mas para envolvê-lo no abraço
mais carinhoso
que seus
braços poderiam realizar .
A morte por
espancamento de Jack Twist , além de trazer a tona o preconceito
lancinante da relação entre duas pessoas
do mesmo sexo
numa sociedade marcada por
uma moral cristão-burguesa, evidencia a dor de alguém que é condenado à solidão por não ter coragem de enfrentar
essa mesma sociedade .
Tudo deve ser
preservado em nome
de uma normalidade social e em nome da moral e dos bons
costumes . Cabe lembrar
que há uma raiz
de racionalidade grega
que legitima igualmente
esse modo
de agir , como
bem afiança Camus “... os gregos
impunham à vontade o próprio
cerne da razão ,
que , por
isso , se tornou mortífera ”.
Não há, portanto ,
lugar para a ética . Se houvesse, esse
tipo de moral
não teria tanta
força e sedimentação .
Seus tentáculos
de moralidade são
tão perversos
e tão apodrecidos que
somente o tempo
poderá dissolvê-los. Mas , ainda bem que o tempo não dissolve a culpa ,
nem o remorso .
Se assim o fosse, não
precisaríamos de redenção , nem de reparações ,
nem de justiça ,
nem pedidos
de desculpas , nem
pagamentos de indenizações .
Del Mar , para entender
definitivamente a separação
de Twist , vai até
a casa de sua
família e, pode por
aquiescência de sua mãe
(Roberta Maxwell) visitar o quarto
de seu amado ,
preservado como se esperasse sua visita . É aí que Ennis encontra quase que por acaso , sua camisa suja de sangue esquecida sem
premeditação no topo
da montanha . Com
efeito , fora
Jack que houvera escondido-a para ter algo
de material de Ennis no cofre de sua intimidade . Sem
uso de nenhuma linguagem
falada , Ennis pede a mãe de Jack para levar consigo a dita camisa como recordação. Ang Lee, magistralmente ,
narra, com uma ímpar
sutileza os últimos
gestos daquele trio
órfão de filho /amado /amante que somente as imagens do cinema
podem revelar . Não
houve lugar para
nenhuma palavra .
O nosso herói trágico
como todo
herói , finda sua
vida sozinho .
O que lhes
sobra são
apenas duas camisas
superpostas e um cartão
postal da montanha
Brokeback. As lembranças não existem mais ,
porque o vazio
deixado por Jack não
cede lugar a mais
nada . A melancolia
não é mais
um sintoma
nem um
estado de espírito ,
ela é a porta
da alma de Ennis que
somente através
dela Jack poderá entrar de novo .
Jack, eu prometo...
.
[1] Professor de Filosofia ,
Mitologia Grega
e Literatura da Universidade
Federal da Bahia, atualmente
desenvolve pesquisa sobre
A Melancolia e o Corpo .
[2] A melancolia aqui será tratada no sentido
de “saudade do absoluto ”,
i. é., não se trata
de tristeza depressiva, mas
um tipo
de saudade órfica, aquela que sentiu inconsolavelmente Orfeu depois da perda
de sua amada
Eurídice. Vale acrescentar
a definição de Aristóteles em O Homem de Gênio
e a Melancolia – O Problema
III.I quando caracteriza o melancólico como o homem que possui um estilo de vida extraordinário , diferente
dos demais , que ,
ao sofrer as consequências da bile
negra e do gases no corpo ,
sofre desse mal .
[4] Alusão ao mito
do nascimento do Amor na magistral obra
de Platão, O Banquete , em que no discurso de Sócrates ele ,
por influência
de Diotima, narra que em uma festa no
Olimpo , Recurso
ou Fartura
havia bebido muito e deitara-se nos jardins completamente ébrio .
A pobreza , que
nada tinha
ainda de farto ,
pusera-se ao seu lado
e engravidara – gerando, portanto , Eros.
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